badge

terça-feira, 8 de maio de 2007

Momentos na Dança!

You have to love dancing to stick to it. It gives you nothing back, no manuscripts to store away, no paintings to show on walls and maybe hang in museums, no poems to be printed and sold, nothing but that single fleeting moment when you feel alive. It is not for unsteady souls.
Merce Cunningham

Foto de: Miguel Madeira Pinto - "Espaço Fechado" 1994












Aqui vou "postar" alguns momentos que me marcaram durante a minha passagem pela dança, primeiro como bailarina e depois coreógrafa...



















1985 em Perpingnan(França). momento importantissímo vivido com toda a intensidade e energia. Foi a primeira vez que viajei sózinha e a primeira vez que fiz um curso de dança no estrangeiro e também que dancei já que me seleccionaram para dançar um solo no espectáculo do final do curso. Dancei a coreografia "Central Park" que o Ruben Marks fez para mim para aquela ocasião com música de John Coltrane. Foi muito enriquecedor e foi quando decidi que queria mesmo continuar com a dança.





















1986 Salónica (Grécia). Um dos espectáculos da Oficina Coreográfica que mais me marcou assim como a viagem em si. Espectáculo integrado na Bienal dos Jovens Criadores da Europa Mediterrânica e que decorreu num ambiente inacreditavelmente poderoso de energia, com a sala cheia de gente e nós sem conseguirmos fazer o espectáculo corrido porque o público batia tantas palmas no fim de cada cena que éramos quase obrigados a agradecer no final de cada uma. Dancei o solo que já tinha dançado em Perpingnan e saí do palco em lágrimas porque a emoção foi tão grande que não consegui aguentar.
Nesta viagem conheci o José Peixoto com quem tive imediata empatia, ainda hoje nos cruzamos de vez em quando. Passámos uma noite a passear na baía de Salónica e a conversar sobre tudo e mais alguma coisa, vimos o nascer do sol na baía. Um daqueles momentos para lembrar toda a vida.
O Zé estava lá com o trio Shish, ele, o Paulo Curado no sax e
o Carlos Martins na percussão... convidaram a Oficina para entrarmos num dos concertos deles, foi fantástico... fizémos total improvisação com apenas alguns pontos combinados com os músicos... o público delirou e nós também!

1988 num ensaio da Oficina com o Ruben Marks.
Este foi um dos últimos ensaios que fiz com a Oficina Coreográfica, pouco tempo depois saí porque estava na altura de trabalhar com outras pessoas, outros coreógrafos.
O Ruben foi o meu grande mestre na dança e apesar de todos os problemas ele foi a pessoa que me ensinou a arte e que me motivou e me fez querer ir mais longe. E fui!



Fotos de: Joaquim Justo - "Núcleo", 1991












"Núcleo" com música original de José Peixoto, foi a minha primeira prova de fogo como coreógrafa, em 1991.
Integrada na 3ª Mostra de Dança Portuguesa Contemporânea no Centro de Arte Moderna, foi a minha primeira grande peça. Dançava eu, a Elsa Spranger, a Graça Reis e a Catarina Palma, sem cenário mas com uma iluminação 5 estrelas do Rui Marcelino.
Trabalhámos para esta peça 4 meses hiper intensos, todos os dias logo de manhãzinha na Pro.Dança ainda nos bombeiros da Camilo Castelo Branco.
Foi um trabalho muito duro tanto fisica como emocionalmente. Levei-nos, ou tentei levar-nos além dos limites das nossas possibilidades fisicas e técnicas... Foi um dos meus maiores desafios e foi fantástico trabalhar com aquelas 3 grandes bailarinas.
Fotos de: Paulo Tavares - "Núcleo", 1991
















1993, "O Banho na Casa dos Espinhos", esta foi uma peça que deu muito gozo fazer e que tinha a ver com os desesperos e ironias das bailarinas, na altura ainda adolescentes a iniciarem a sua vida adulta e que exoneraram um pouco as suas paranóias com esta peça! Foi a 2ª coreografia que fiz para o repertório de uma Companhia de Dança, a 1ª foi para a companhia de Dança de Lisboa.
Fotos de: Miguel Madeira Pinto, "Espaço Fechado", 1994










Esta foi a minha última coreografia e é, na minha opinião, a minha jóia... Foi uma peça que demorou muito até ficar pronta e por isso teve tempo para amadurecer. Comecei esta criação já grávida da Andreia e terminei-a com a Andreia a gatinhar por entre os bailarinos no estúdio...
O elenco, dois casais, teve inúmeras alterações e foram vários os bailarinos que passaram por esta criação em estúdio. Foi óptimo porque eles "deram-me" sem compromissos os seus corpos para eu trabalhar, sem pressas, sem timings...








A banda sonora foi feita pelo Luís Cília, com música dele, do Yan Garbarek e da Meredith Monk o elenco final era a Sofia, a Lisa, o Milton e o Luís!
Estreámos no fantástico palco flutuante da Mãe d'Água e depois fomos para a Central Tejo na programação da Lisboa 94.










Paralelamente à actividade artística ia fazendo uns trabalhos comerciais de onde tirava o dinheirito para a vida... Estas fotos são de um trabalho que me deu particular gozo em fazer.
Foi o lançamento dos relógios Calvin Klein na Gare Marítima de Alcântara. A coreografia era do Miguel Vilhena e era dificil porque era muito rápida mas dava montes de gozo dançá-la.














Há muitos mais momentos e espectáculos como o "Energiarte" na Central Tejo com a minha mãe e o Amílcar Vasques Dias, o "1000 Takes to be or not to be" orientado pela Yoshiko Chuma no Centro de Arte Moderna, as idas a Nova Iorque, a estadia em Barcelona... ufa... muita coisa... vou pondo algumas há medida que vão surgindo na caixinha das memórias!
Até lá, dancem...

2 comentários:

CAP CRÉUS disse...

Obrigado pelo comentário.
Quanto às tuas visitas, serão um prazer.
Quanto às fotos, essas irão com toda a certeza continuar a ser colocadas!

mario.palma disse...

Olá Margarida!
Gostei de ver o teu Blogue!
Pois ainda recorco alguns momentos que tambem partilhei nestas andanças!
Concordo contigo! apesar dos problemas da altura! mas valeu apena trabalhar com o Ruben e dar os primeiros passos de dança com ele!

Beijos!
Mário Palma