badge

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Comunicação de solidariedade e apoio, por Isabel Ortega Marques

São Paulo, 4 de abril de 2013

Comunicação de solidariedade e apoio 

FESTIVAL INTERNACIONAL DE TEATRO DE EXPRESSÃO IBÉRICA

A partir do mês de novembro de 1978, a cidade do Porto, Portugal, dá sua contribuição cultural a sua gente e aos povos de Iberoamérica. Neste belo Porto é que se abrem portas para os intercâmbios, culturais, artísticos e sociais. Em 36 anos, a contribuição e a história das vidas que passaram por esse espaço democrático: Espanha, Brasil, Argentina, Venezuela, Chile, Perú, México, passaríamos días contando países e presenças ilustres e importantes para o mundo das artes cênicas: Augusto Boal, Antunes Filho (filho de portugueses), Maria de La Costa (atriz brasileira), Guarniéri, a Gabriel Vilella, isso falando da presença brasileira. Toda uma história rica em ações totalmente inovadoras, generosos que fizeram e fazem do FITEI, um evento modelo, para as relações  socio culturais de primeiro escalão na ordem do que qualificamos de verdadeira  competência no referente a "Cohesão social" e aos direitos humanos de uma grande, uma imensa população pensante, geradora de informação, praticando os verdadeiros e necessários intercâmbios de muitas gerações. 

Não entendo a razão de uma negativa de aporte financeiro ao FITEI, um evento de tamanha magnitude, por uma entidade representativa do povo de um país, que tem a melhor e mais adequada das intenções.
A Direção-Geral das Artes tem por missão a coordenação e execução das políticas de apoio às artes. Dinamização da cooperação e intercâmbio cultural internacional.

Diretor-Geral: Samuel Rego
Subdiretora-Geral: Ana Carvalho
Meu pedido é de que rever essa decisão, pode ser de exemplar reconhecimento ao povo português e iberoamericano.
Atenciosamente

Isabel Ortega Marques 
Curadora de Mirada - Festival  Iberoamericano de Artes Cênicas de Santos - Brasil
Colaboradora do Festival Iberroamericano de Teatro de Cádiz - Espanha
Diretora da VI Jornada Internacional de Mulheres Escritoras - Brasil

Sem comentários: