badge

sexta-feira, 24 de agosto de 2007

Fé, até onde?

Hoje nas notícias fiquei estupefacta com mais uma tradição do nosso povo em homenagem a S. Bartolomeu em Esposende.
A dita tradição, que parece que já é secular, consiste em dar umas voltas à igreja com uma galinha preta ao colo e no banho santo que é mergulhar 3 vezes nas águas do Atlântico para espantar os medos e as doenças...
Até aqui tudo bem, cada louco com a sua loucura e cada crente com a sua crença... O que é bizarro nesta tradição, diria mesmo cruel, é que as crianças são levadas para os tais mergulhos... os paizinhos entregam-nos a umas pessoas que estão lá, com experiência e que cobram 5 euros para enfiar a criança em gritos debaixo de água...
Segundo os pais que foram entrevistados, muitos deles nem sabem qual o significado da tradição. Respondem que fizeram-lhes a eles por isso agora fazem aos filhos...
Eu não consigo perceber como é que estas coisas ainda se passam e ainda por cima com a conivência da igreja...
É isto a fé?
Que algum crente da igreja me explique porque é que uma fé que deveria ser de amor tem de ser provada com dor????
Porque é que as crianças têm de passar por uma situação traumática por causa de uma crendisse???
Porque é que se vai a Fátima e a outros lugares sagrados de joelhos em feridas???? Não deveriam estes ser lugares de paz, de amor, de reflexão???? Como é possível reflectir com os pés ou os joelhos em carne viva????
É o desespero assim tão grande?
É isto a fé?
E onde se pára? E o que é legítmo fazer em nome da fé?
Não entendo!

4 comentários:

SF disse...

Mais palavras p'ra quê?
Assino em baixo.
beijinhos

Márcio disse...

Estou com a SF, "Mais palavras p'ra quê?"...
É por estas e por outras (ex: padres pedófilos, etc) que deixei de ir à igreja... ao ponto de deixar de acreditar em Deus... Acredito que há Alguém superior a nós, mas o quê não sei...
É uma verdadeira palhaçada... uma questão de negócio!!!
Abraço fechado

Calimera disse...

Olá Margarida
Como eu concordo contigo.
E várias vezes digo isso mesmo.
Sou católica, mas não sou praticante. Vou tendo a minha fé, à minha maneira.´
Eu consigo perceber o que faz algumas pessoas fazerem as promessas a Fátima a pé. Eu gosto de ir a Fátima todos os anos, mas vou de carro, como se de um passeio se tratasse. Faço a minha oração, peço o que tenho a pedir ou fazer e venho-me embora. Acho que Nª Srª quer que acreditemos nela, não que se sofra conforme se vê em algumas situações.
Um tema que dava para estar aqui a divagar :)
Beijo BIG

CAP CRÉUS disse...

Assino em baixo!