badge

quinta-feira, 12 de julho de 2007

Academia de Dança do Vale do Sousa

A partir de meio de Junho é a altura dos espectáculos de final de ano lectivo das várias escolas do distrito do Porto. Com o "fecho" do RIVOLI a este tipo de acolhimento, este ano as escolas "caíram" todinhas no TCA!
Escolas de todo o tipo. Umas mais conhecidas do que outras, umas melhorzinhas que outras, umas maiores, outras pequeninas... enfim não podemos dizer que não há jovens interessados em dança aqui pelo norte do país, já que os alunos são às centenas...
É notório que todos estes espectáculos são fruto do imenso esforço e dedicação principalmnete dos professores, de alunos, em particular aqueles que ainda têm o sonho de chegarem a profissionais e em último lugar dos pais que andam com as crianças de um lado para o outro em ensaios e sei lá que mais!
Na minha opinão e não sendo uma pessoa apologista do fácil, todos os espectáculos pecam por algum pretensiosismo e ambição de serem o que não são. Normalmente assistimos a um grau de exigência técnica que a maioria dos jovens não tem. Os espectáculos são concebidos sem levarem em conta o material humano disponivel... claro que o resultado para quem não é pai/mãe (pois como mãe sei que quando vejo as minhas filhas a razão tolda-se-me!) dos jovens em palco é desastroso!

Claro que para quem é, como eu, apaixonado por esta arte, espectáculo após espectáculo a depressão avizinha-se...

Eis quando surge uma desconhecida Academia de Dança do Vale do Sousa! A notável excepção!
Fizeram há 2 semanas o "Feiticeiro de OZ" e hoje estrearam a "Cinderela XXI".
Dois espectáculos totalmente distintos, já que o primeiro aposta na técnica clássica e o segundo mistura várias técnicas de moderno, com hip hop, com street dance, jazz, sapateado, etc...
Espectáculos ambiciosos mas despretensiosos. Criados com a genialidade da humildade, criados para cada um dos jovens presentes e para cada uma das suas potencialidades. Dois espectáculos feitos para eles, os jovens intervenientes e com eles! Selecção musical 5 estrelas, luzes aprumadas e bem conseguidas para os efeitos pretendidos... Nota 20!
O mais curioso, é que normalmente a bagunça é enorme durante estes espectáculos... esta escola é íncrivel, os míudos portam-se lindamente, os professores são simpatiquissímos e de uma doçura contagiante com os jovens!
AFINAL, AINDA HÁ ESPERANÇA PARA A DANÇA EM PORTUGAL!

Portanto se não tiverem nada de especial para fazer amanhã à noite dia 13 de Julho, então vão ao TCA ver o espectáculo "Cinderela XXI" às 21H30.
Será concerteza um óptimo inicio noite!

1 comentário:

Unknown disse...

Esta escola parece ser realmente boa. Ainda não vi nenhum espectaculo mas aconselho a verem o Centro de Dança do Porto. As bailarinas são muito boas tanto em termos técnicos como artisticos assim como cenários, guarda-roupa. VALE A PENA! Mas é claro que é uma escola e não profissionais apesar de parecerem pequenas profissionais
Vou tentar ver o próximo da Academia de Vale SOusa.
Acredito que valha a pena!