badge

sábado, 30 de agosto de 2008

Tempo tempo tempo

A desculpa é sempre a mesma... falta de tempo... falta de tempo para mim. Falta de tempo para descontrair. Falta de tempo para reflectir. Falta de tempo para os amigos. Falta de tempo para a família. Falta de tempo para os filhotes. Falta de tempo para o marido. Falta de tempo para mim.
Nos últimos três meses, o trabalho é a dominante absoluta da minha vida... não consigo fazer mais nada senão trabalhar ou pensar de que forma vou resolver todas as questões relacionadas com o trabalho. Não consigo abstrair-me... não é bom... mas o trabalho em si é muito bom. Ou talvez seja melhor dizer, que se estiver ao meu alcance proporcionar alguma estabilidade, poderá vir a ser muito bom!
Não consigo perceber algumas das pessoas que fazem parte da equipa. Será que têm consciência da dificuldade que é, nos tempos que correm, encontrar um trabalho??? E ainda por cima um trabalho dentro das suas áreas de intervenção???? E ainda por cima um trabalho onde não só se pode desenvolver uma série de capacidades ligadas a cada área de especialização como ainda contribuir em simultâneo para a continuidade dum muitíssimo importante projecto de intervenção social???? E para tal não têm que fazer muito, apenas ter orgulho no seu trabalho e fazê-lo o melhor que lhes é possível...
Infelizmente sou obrigada a aceitar aquele velho e gasto chavão "é mesmo à portuguesa..."! É a instalação e acomodação ao empregozinho... é a total desresponsabilização das tarefas... é o deixa andar... é o amanhã farei... é a total falta de espírito de equipa... Sei que não é um projecto fácil de se trabalhar! É de facto muito exigente das nossas capacidades e está permanentemente a exigir-nos criatividade na resolução de problemas. Mas não será este tipo de situação que deveríamos procurar e que nos deveria entusiasmar?
Bem sei que o momento não é fácil. Pois a complexidade e dureza do dia a dia misturam-se com uma equipa em reestruturação e por isso o "confronto" e adaptação dos novos elementos aos que já lá estavam. E isso não é pêra doce. Mas...
Estou um pouco desapontada, estes últimos dias, porque nesta luta de encontrarmos as pessoas certas para os lugares certos, deu entrada na equipa uma jovem que no espaço de um mês me trouxe não só muita empatia, como uma eficiência extraordinária e uma adaptação e compreensão às necessidades e exigências das suas tarefas... Uma jovem que conseguiu trazer-me alguma tranquilidade e a certeza de que de facto só precisamos de encontrar as pessoas certas para os lugares certos... Mas esta jovem vai-nos deixar... concretizaram-se os meus piores receios, teve uma proposta para a sua área de formação e... aceitou. A mim resta-me desejar-lhe as maiores das sortes e desesperar-me porque não posso competir com a oferta que teve. Não é uma questão monetária, é mesmo uma questão do tipo de trabalho!
E portanto no que diz respeito a este sector, lá voltei à estaca zero... M...
Portanto no meio de toda esta agitação, de todo este envolvimento, claro que os meus desabafos aqui pela blogosfera andam muito escassos...
A semana que vai entrar, acho que vai ser uma semana também muito dura. Decisões e opções a tomar que têm a ver com esta remodelação da equipa... e acreditem que não são fáceis, nem tranquilas... a ver vamos como consigo dar a volta à situação!

1 comentário:

MadameMin disse...

acho que não é preciso escrever mail, li e confesso que me vieram as lágrimas aos olhos, finalmente alguém que escreve e compreende as dificuldades e necessidades da casa! conheci-te há 3 meses e parece que já passou tanto tempo...
vou ter saudades tuas, bigada pela companhia, apoio, desabafos e
afins!
beijos mil