badge

quarta-feira, 25 de abril de 2007

25 de Abril de 1974

Tinha 8 anos.
Começou como um dia igual aos outros.
A vó Bi acordou-me bem cedinho para ir para a escola. Era o Externato "O Poeta" na Avenida do Lumiar mesmo ao lado dos estúdios da RTP.
A carrinha passou na minha casa à hora prevista. Quando chegámos à escola já sabíamos que algo de estranho se passava.
Os soldados do quartel, que era um pouquinho mais à frente, estavam todos na rua.
A directora da Escola a D. Maria Antónia e os restantes professores estavam todos muito agitados a correrem de um lado para o outro e a juntarem-nos todos nas salas do r/c...
Era a revolução... eram os soldados que estavam armados na rua...
Enquanto os professores tentavam contactar os pais para irem buscar as crianças à escola, eu e a minha grande amiga e cúmplice Patrícia fugimos e conseguimos entrar no quartel do Lumiar... Foi um alvoroço com os soldados que corriam de um lado para o outro... lá houve um que nos "agarrou" e cheio de paciência percorreu a avenida batendo às portas dos vários colégios até chegar ao nosso...
Os nossos pais já lá estavam... as mães choravam e os pais bradavam de fúria...
Lembro-me da volta para casa no nosso carocha pela Estrada de Benfica. Parecia um desfile de carnaval... uma festa, não havia uma janela sem alguém... toda a gente estava nas janelas e nas ruas, muitas das pessoas nem sabiam bem o que se estava a passar... era uma alegria contagiante.
O meu pai, muito envolvido na política e nas lutas partidárias lá nos levou até ao Carmo e o resto do dia andámos na rua sem percebermos muito bem o que se estava a passar.

Toda a gente cantava, toda a gente falava...

5 comentários:

Maddie♥ disse...

não acredito no que vi. estava a procurar informações no google sobre "o externato o poeta", e encotrei o teu blog. eu em tempos andei no poeta. tenho hoje 13 anos e ando no 8º, andei lá desde os 4 anos até ao 2º ano. nem queria acreditar quando li o que escreveste, pois o poeta foi muito importante até agora para mim, no meu crescimento. e é bom saber que houve outras pessoas a quem esta escola agradou, e que cresceram lá tal como eu. fazem-me muita falta algumas professoras e colegas de lá. diz qualquer coisa, beijo

Paula Serra disse...

Olá madalena , eu sou educadora no Poeta e possivelmente até te conheço, podes ver o blogue doa meus alunos em saladapaula.blogspot.pt e mata saudades.
Um beijo.

Sant Driver disse...

Ena!!!
Incrivel. Maravilhoso mundo da net...

Estava a pesquisar sobre o Externato O Poeta....

Em 1974, também tinha 8 anos e andava no externato "O Poeta".
No 25 da Abril de 74, não fui à escola. Fiquei em casa. A minha mãe era funcionária da RTP e cedo teve noticias sobre o que se passava, sendo aconselhada a ficar em casa.

Bjs para ti Margarida, gostei de ler o blog.

Margarida disse...

Incrivel mesmo...
Sant Driver de tinhas 8 anos em 1974 então eramos colegas de classe...
Até hoje ainda só voltei a encontrar um colega do Poeta com quem de evz em quando me cruzo porque trabalhamos na mesma área!
Quem és tu? Lembras-te de mim?

E obrigada pela visita!

Sant Driver disse...

Olá,
Infelizmente, não lembro. Não recordo ninguém desse tempo.

O nome Margarida e o facto de seres aquário, leva a recordar que havia uma menina na turma que fazia anos no dia a seguir ao meu.
O teu aniversário é a 6 de Fevereiro?

Eu, não ia na carrinha. Ia para a escola de carro, com a minha mãe que trablhava ali ao "lado", na RTP. Á tarde, ia de autocarro para casa.

Bjs,
Carlos
santcarlos2001@gmail.com