badge

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

35º FITEI

Este ano vamos concretizar a 35ª edição do FITEI | Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica! Estamos a 88 dias do arranque e claro que em plena produção.
Na realidade estamos a lutar contra o tempo, pois com todas as histórias da crise, da troika, dos cortes orçamentais... foi muito difícil perceber qual seria a dimensão que poderíamos dar ao Festival deste ano.

Esta edição é sem dúvida uma edição de luta, de remar contra a maré... à semelhança de todas, ou quase todas, as estruturas culturais do país :-( 
Mas não baixamos braços... apesar dos ventos adversos, apesar do sector privado se fechar cada vez mais, ao contrário do que se passa no resto da Europa em que o sector privado tem uma forte responsabilidade no desenvolvimento cultural... enfim, mas isto aqui não é nem o resto do mundo, nem a Europa... é apenas Portugal, onde tudo chega tarde e muitas vezes torto... 

Mas na nossa pequena equipa não há desânimos, apenas alguns piores momentos de desabafo, estamos em força a fazer o FITEI andar para a frente... afinal são 35 anos!

A primeira vez que tive contacto com o FITEI, estava a iniciar a minha carreira de bailarina... participei no FITEI - Festa da Poesia em Afife em 1983... excelente espectáculo, melhores memórias... onde conheci os Táxi, os Xutos, etc...
No ano seguinte, 1984, voltei ao FITEI, ainda jovem bailarina onde dancei e me deslumbrei com o Teatro Carlos Alberto...

26 anos depois [2010] volto ao FITEI como directora de produção, e fiquei agora na Gestão de Projecto... tarefa tão difícil como desafiante... às vezes sinto-me assim como naqueles filmes em que tudo é destino... às vezes tenho a sensação que esta pequena estrutura estava no meu destino... se é que o destino existe...

Amanhã de manhã é um dia de decisões em relação a um dos nossos projectos... vamos lá ver como corre!
À tarde vou fazer uma pequena apresentação do Festival e de um dos seus projectos... estou assim... um pouco nervosa!

Sem comentários: