badge

sábado, 17 de abril de 2010

Papa

Eu hoje estava assim inspirada para escrever sobre mais uma vinda do papa a Portugal! Mas entretanto acho que a inspiração fugiu... deve ser do tema...
Não me levem a mal os crentes, quem me conhece sabe que sou laica e que respeito a fé e crenças dos outros e até respeito a instituição propriamente dita recusando-me por exemplo a casar pela igreja conforme a minha mãe teria gostado ou a ser madrinha pela igreja de algumas das crianças que me rodeiam. Tenho pena, por vezes de não ter esse vinculo oficial, mas seria demasiado hipócrita da minha parte ir a um altar dizer que iria guiar o meu afilhado pelo caminho da igreja... não o conseguiria fazer!
Isto tudo para que percebam que sou laica e que tento o mais possível ser fiel às minhas convicções. Portanto, claro que lamento que um estado constitucionalmente laico, como é Portugal, dê tolerância de ponto aos funcionários públicos para que vão ver o papa...
Não percebo aonde está o laicicismo desta posição do estado.
Então terão de fazer o mesmo pelas festas importantes das outras religiões representadas em Portugal. Bem sei que os catalóquicos são uma grande maioria, mas e os outros? E a democracia? E o Laicicismo? Onde ficam?
E porque é que existem só feriados católicos em Portugal?
Não é isto uma incongruência para com a constituição?

3 comentários:

CAP CRÉUS disse...

Margarida, 1º quero dizer que não recusei o teu comentário, mas sim deve ter havido uma asneira qq, ok?
Quanto à visita desse senhor, devo dizer que por mim, pode cá vir as vezes que quiser, desde que eu possa não trabalhare possa sim descansar.
Boa semana :-)

Unknown disse...

O País é laico, o povo não.

Margarida disse...

Titinha, ninguém põe em questão as opções pessoais de cada um! e apesar de a maioria dos portugueses ser católico o que é certo é que nem todos o são e essa é uma das premissas da liberdade democrática.
Portugal é um estado laico, lá o diz a constituição e como tal dar feriado pela visita de um chefe religioso é uma incongruência!