badge

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

George Orwell estava certo!

Esta história da divulgação de escutas, da questão da liberdade de imprensa e da liberdade de expressão começam deveras a confundir-me...
Uma coisa é certa, as escutas e a forma como estão a ser utilizadas assustam-me... Não estou a referir nem temas nem pessoas, nem estou a dizer se estou a favor ou contra qualquer politica ou políticos... não.
Aqui o que me assusta é a sensação de estarmos em permanente vigilância e que as coisas que dizemos e falamos podem ser reveladas assim, de qualquer forma... pior ainda sendo questões de ordem da justiça... Uma coisa é certa o jornal Sol terá concerteza um recorde de vendas amanhã... 
Há muito que acho que um certo tipo de jornalistas abusa totalmente da dita liberdade de imprensa e liberdade democrática... não termina a nossa liberdade no momento em que começa a do outro? Hoje em dia em nome da liberdade de imprensa tudo é permitido... não há limites para o discernimento do que é de facto noticia ou o que é uma especulação perversa... 
Como podemos nós simples comuns formar uma opinião documentada? Parece que todas as notícias não são mais que uma procura incessante e por vezes fabricada da polémica... o que interessa é fabricar polémicas, estas vendem, dão audiências, dão lucros... e não teremos nós, o povo, direito a uma informação capaz e real, sem novelas pelo meio???? 

Voltamos à censura? Ou voltamos aos medos pidescos? Ou será que George Orwell estava mesmo certo e isto é apenas o inicio do verdadeiro Big Brother...
A verdade que é que actualmente estou mesmo desapontada com o caminho que o jornalismo e a politica estão a traçar...
Um e outro aparecem-me com falta de clareza, com falta de transparência, com falsas questões, que nos atiram poeira para os olhos... afinal o que é que não nos estão a dizer?
Desculpem este desabafo, se calhar ingénuo, mas estou farta de querer ver e ler notícias, de estar a par das questões do meu país e a única coisa que consigo é um folhetim de mau gosto, sem ética politica, moral ou social...
Para mim chega!

Sem comentários: