badge

segunda-feira, 12 de fevereiro de 2007

Finalmente SIM!

O Sim ganhou portanto finalmente o aborto vai ser despenalizado em Portugal. Já era tempo...
Estou contente, sinto que é uma mudança importante. Ao mesmo tempo estou triste e furiosa... furiosa porque a percentagem de abstenção, apesar de ter sido menor que há 8 anos atrás, é indice de que continuamos a ser um povo do "deixa andar", "não quero saber" ou mesmo "tanto me dá como me deu..."
Um referendo é a nossa oportunidade de participarmos activamente e directamente na democracia, é não só um direito civico como um acto de cidadania, como podemos não o exercer???
Estava a chover... não temos tradição de referendos... etc, etc...
As desculpas e explicações existem às dezenas, mas o que é certo é que continuamos assim... "há-de ser o que tiver de ser"... mas depois reclamamos, barafustamos e sei lá que mais... mas quando temos a oportunidade de agir ficamos em casa!

Bom eu não fiquei e lá fui na chuva exercer o meu acto democrático e votei no SIM!!! E apesar da furia que me deu quando ouvi as primeiras projecções da abstenção, fiquei muito contente e estou contente porque o sim ganhou...

Chega de humilhações... chega de falsas moralidades...
Não me recordo quem disse, mas disse muitissimo bem que um aborto nunca se faz com gosto, um aborto faz-se com desgosto, seja qual for o motivo que leva uma mulher ou um casal a fazê-lo...

Parabéns Portugal! Parabéns a todas as mulheres por esta conquista!

Sem comentários: