Eu, Bruno Schiappa, ator/encenador/dramaturgo, considero o FITEI – Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica, uma plataforma incontornável e crucial no nosso tecido cultural e teatral.
O FITEI, ao longo das últimas décadas, revelou uma prática de excelência e rigor na seleção e programação de cada festival.
O tão gasto conceito de internacionalização, foi recuperado, pelo FITEI; no seu mais profundo e maior significado que é o de encontrar um espaço e um tempo no e durante o qual as artes performativas e, mais concretamente, o teatro, se juntem com os seus pares de várias nacionalidades tendo em conta a origem luso ibérica ou a influência desta condição na génese dos vários produtos de espetáculo.
Consequentemente,ao excluir o FITEI da atribuição de subsídio para uma continuada e cada vez mais qualificada programação, a DGArtes está, não só a extinguir um motor de excelência como, também, a ter uma atitude homicida relativamente à continuidade de internacionalização do que é português e luso ibérico.
Por todas estas razões, considero tal exclusão um exercício de ignorância e prepotência por parte da DGArtes.
Bruno Schiappa
Lisboa, 04/04/2013
Sem comentários:
Enviar um comentário