Merce Cunningham
Foto de: Miguel Madeira Pinto - "Espaço Fechado" 1994
Aqui vou "postar" alguns momentos que me marcaram durante a minha passagem pela dança, primeiro como bailarina e depois coreógrafa...
1985 em Perpingnan(França). momento importantissímo vivido com toda a intensidade e energia. Foi a primeira vez que viajei sózinha e a primeira vez que fiz um curso de dança no estrangeiro e também que dancei já que me seleccionaram para dançar um solo no espectáculo do final do curso. Dancei a coreografia "Central Park" que o Ruben Marks fez para mim para aquela ocasião com música de John Coltrane. Foi muito enriquecedor e foi quando decidi que queria mesmo continuar com a dança.
1986 Salónica (Grécia). Um dos espectáculos da Oficina Coreográfica que mais me marcou assim como a viagem em si. Espectáculo integrado na Bienal dos Jovens Criadores da Europa Mediterrânica e que decorreu num ambiente inacreditavelmente poderoso de energia, com a sala cheia de gente e nós sem conseguirmos fazer o espectáculo corrido porque o público batia tantas palmas no fim de cada cena que éramos quase obrigados a agradecer no final de cada uma. Dancei o solo que já tinha dançado em Perpingnan e saí do palco em lágrimas porque a emoção foi tão grande que não consegui aguentar.
Nesta viagem conheci o José Peixoto com quem tive imediata empatia, ainda hoje nos cruzamos de vez em quando. Passámos uma noite a passear na baía de Salónica e a conversar sobre tudo e mais alguma coisa, vimos o nascer do sol na baía. Um daqueles momentos para lembrar toda a vida.
O Zé estava lá com o trio Shish, ele, o Paulo Curado no sax e
o Carlos Martins na percussão... convidaram a Oficina para entrarmos num dos concertos deles, foi fantástico... fizémos total improvisação com apenas alguns pontos combinados com os músicos... o público delirou e nós também!
1988 num ensaio da Oficina com o Ruben Marks.
Este foi um dos últimos ensaios que fiz com a Oficina Coreográfica, pouco tempo depois saí porque estava na altura de trabalhar com outras pessoas, outros coreógrafos.
O Ruben foi o meu grande mestre na dança e apesar de todos os problemas ele foi a pessoa que me ensinou a arte e que me motivou e me fez querer ir mais longe. E fui!
Fotos de: Joaquim Justo - "Núcleo", 1991
"Núcleo" com música original de José Peixoto, foi a minha primeira prova de fogo como coreógrafa, em 1991.
Integrada na 3ª Mostra de Dança Portuguesa Contemporânea no Centro de Arte Moderna, foi a minha primeira grande peça. Dançava eu, a Elsa Spranger, a Graça Reis e a Catarina Palma, sem cenário mas com uma iluminação 5 estrelas do Rui Marcelino.
Trabalhámos para esta peça 4 meses hiper intensos, todos os dias logo de manhãzinha na Pro.Dança ainda nos bombeiros da Camilo Castelo Branco.
Foi um trabalho muito duro tanto fisica como emocionalmente. Levei-nos, ou tentei levar-nos além dos limites das nossas possibilidades fisicas e técnicas... Foi um dos meus maiores desafios e foi fantástico trabalhar com aquelas 3 grandes bailarinas.
Fotos de: Paulo Tavares - "Núcleo", 1991
1993, "O Banho na Casa dos Espinhos", esta foi uma peça que deu muito gozo fazer e que tinha a ver com os desesperos e ironias das bailarinas, na altura ainda adolescentes a iniciarem a sua vida adulta e que exoneraram um pouco as suas paranóias com esta peça! Foi a 2ª coreografia que fiz para o repertório de uma Companhia de Dança, a 1ª foi para a companhia de Dança de Lisboa.
Fotos de: Miguel Madeira Pinto, "Espaço Fechado", 1994
Esta foi a minha última coreografia e é, na minha opinião, a minha jóia... Foi uma peça que demorou muito até ficar pronta e por isso teve tempo para amadurecer. Comecei esta criação já grávida da Andreia e terminei-a com a Andreia a gatinhar por entre os bailarinos no estúdio...
O elenco, dois casais, teve inúmeras alterações e foram vários os bailarinos que passaram por esta criação em estúdio. Foi óptimo porque eles "deram-me" sem compromissos os seus corpos para eu trabalhar, sem pressas, sem timings...
A banda sonora foi feita pelo Luís Cília, com música dele, do Yan Garbarek e da Meredith Monk o elenco final era a Sofia, a Lisa, o Milton e o Luís!
Estreámos no fantástico palco flutuante da Mãe d'Água e depois fomos para a Central Tejo na programação da Lisboa 94.
Paralelamente à actividade artística ia fazendo uns trabalhos comerciais de onde tirava o dinheirito para a vida... Estas fotos são de um trabalho que me deu particular gozo em fazer.
Foi o lançamento dos relógios Calvin Klein na Gare Marítima de Alcântara. A coreografia era do Miguel Vilhena e era dificil porque era muito rápida mas dava montes de gozo dançá-la.
Há muitos mais momentos e espectáculos como o "Energiarte" na Central Tejo com a minha mãe e o Amílcar Vasques Dias, o "1000 Takes to be or not to be" orientado pela Yoshiko Chuma no Centro de Arte Moderna, as idas a Nova Iorque, a estadia em Barcelona... ufa... muita coisa... vou pondo algumas há medida que vão surgindo na caixinha das memórias!
Até lá, dancem...
2 comentários:
Obrigado pelo comentário.
Quanto às tuas visitas, serão um prazer.
Quanto às fotos, essas irão com toda a certeza continuar a ser colocadas!
Olá Margarida!
Gostei de ver o teu Blogue!
Pois ainda recorco alguns momentos que tambem partilhei nestas andanças!
Concordo contigo! apesar dos problemas da altura! mas valeu apena trabalhar com o Ruben e dar os primeiros passos de dança com ele!
Beijos!
Mário Palma
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