badge

sábado, 24 de outubro de 2009

Limpar Portugal



Mais informações em http://www.limparportugal.org/
Vamos lá aderir e limpar o nosso país!

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Velhas Polémicas, Velhas Hipócrisias




Saramago lançou mais um livro...
Portanto lá levamos com nova polémica!
Eu, sinceramente não consigo perceber estas polémicas cheias de hipocrisias! Não conheo o livro, ainda não o comprei e muito menos o li, nem o farei tão cedo, pois apesar de ter um enorme respeito por este grande escritor não sou muito fã da sua obra... portanto na minha lista de compras de livros há outros, bastantes, que quero ter primeiro!!!
Mas a questão não é esta. A questão é porquê tanta polémica e porque é que a igreja insiste em ficar ofendida com as divagações, opiniões e ficções artistiscas e outras...
Não é Portugal um país laico? Não é Portugal um país que convida à coexistência e respeito das várias crenças religiosas? Se virmos bem, não acreditar também é uma crença!
Há tantas coisas importantes que nos deveriam preocupar e tomar o tempo de atena das televisões... mas enfim, lá vamos levar com o debate entre o José saramago e um representante da igreja católica...
Não quero ir mais longe com esta critica, tal como já li e ouvi, nomeadamente evocando o período inquisitório...`
É assim que a igreja católica quer renovar a sua imagem?
Na pior das hipóteses o José Saramago conseguiu uma fantástica promoção do seu livro, não é que ele precise, mas...
Aqui fica o meu desabafo e a esperança que os nossos líderes, todos eles, politicos religiosos, culturais, etc, encontrem polémicas mais interessantes e que conduzam à nossa evolução!

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Os Pequeninos fotografados pela Paula Fonseca

A Leonor


O Sérgio


Estas fotos foram tiradas pela minha amiga Paula em Agosto no Parque da Cidade, aqui no Porto num dia que ela veio cá acima e passámos a tarde junta com os respectivos filhotes. A Paula faz fotografia como hobbie já há uns anitos e tem olho a rapariga!

domingo, 18 de outubro de 2009

A Andreia e as Quintas de Leitura


Aqui está a minha fantástica filhota mais velha a Andreia ou a mana cota, como lhe chamam os irmãos... pois é, ela foi fazer o casting para novos recitadores das Quintas de Leitura e passou à 2ª fase!
Está super hiper entusiasmada e aqui a mamã super hiper babada!
Ainda por cima a rapariga escolheu um texto que não é assim muito fácil, a "Arte Poética" do José Luís Peixoto... mas ao que parece a míuda deu cartas...
Força filhota para a próxima fase!

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Quintas de Leitura na Visão 7







Para comemorar o seu 10º aniversário, a Visão 7 publicou o artigo "10 Marcos de Mudança no Porto". Neste artigo entre várias importantes instituições da cidade encontramos uma distinção muito merecida ao ciclo Quintas de Leitura.
E para quem gosta de estar a par de tudo o que se vai passando com este ciclo, aqui fica o link, Quintas de Leitura

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Cisco e a Espiral do Conhecimento

Foto de Filipe Dâmaso Saraiva

É o projecto principal em que estou a trabalhar neste momento.
É uma peça vocacionada para os 5º e 6º anos de escolaridade e tem por base os programas de matemática destes anos.
A peça é escrita e encenada pela Sónia Aragão e claro que sou hiper suspeita mas é um excelente trabalho.
SINOPSE:
Francisco, um adolescente amante do skate e de rap, tenta passar o nível de um jogo. Vinda de um relâmpago, uma partícula de luz entra no quarto de Francisco e transporta-o para um universo paralelo. Nesta nova realidade entre o explodir de trovões e o uivo do vento, Francisco, que tem um braço e uma perna engessados (fruto de uma queda de skate) descobre este ponto de luz que se move criando formas geométricas. O medo tolhe-lhe a razão e os movimentos, ainda mais que o gesso. Mas à medida que esta partícula luminosa - este cisco de energia, através da matemática - comunica, anima a vida de Francisco que, com a irmã e o computador, amigo inseparável nesta aventura, tenta decifrar enigmas, faz perguntas, pesquisa, dá respostas, põe hipóteses, raciocina... e entra nesta grande aventura da descoberta, de quem somos. Oscilando entre a ficção científica, a comédia e a matemática o espectáculo desenvolve-se ao ritmo do rap, numa atmosfera juvenil e envolvente.
FICHA TÉCNICA:
Texto e Encenação: Sónia Aragão
Intérpretes: Ana Lázaro, David Mesquita e Patrícia Caeiro
Assistência de Encenação: Joana Capucho
Cenografia e Adereços: Eric Costa
Figurinos: Marta Carreiras
Vídeo: Filipe Miranda
Musica: Nicole Eitner
Desenho de Luz: Cristina Piedade


Foto de Filipe Dâmaso Saraiva
PODEM VER O ESPECTÁCULO:
2 a 6 de Novembro no Teatro do Campo Alegre, no Porto
Sessões às 10H30 e às 15H00
10 de Novembro no Cine Teatro João Mota, em Sesimbra
Sessões às 10H30 e às 15H00
16 a 20 de Novembro no Auditório do Colégio S. João de Brito, em Lisboa
Sessões às 10H30 e às 15H00
Outras sessões virão sendo que em Março 2010 voltaremos a Lisboa e em Abril 2010 estaremos em Alcochete!
MARQUEM, divulguem aos professores de Matemática e levem crianças, alunos e vocês próprios ao teatro!
Mais informações para o email cisco@kanguru.pt

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Gripe A


Estou a ficar um bocado irritada com a história da Gripe A. Quer dizer, irritada com as reacções das entidades que deveriam educar responsavelmente como as escolas!
Em termos de trabalho neste momento um dos projectos que estou a produzir, é uma peça de teatro "Cisco e a Espiral do Conhecimento" da Sónia Aragão. Esta peça tem como base os programas de matemática dos 5º e 6º anos de escolaridade, portanto um universo de jovens entre os 9 e os 13 anos.
Claro que sou suspeita mas o espectáculo é bom e tanto os miúdos como os professores de matemática aderiram de forma entusiástica à antestreia que fizemos em Maio passado no Tivoli em Lisboa!
Agora vamos arrancar com a tourné no Porto, no Teatro do Campo Alegre entre 2 e 6 de Novembro. Inicialmente estaríamos de 27 de Outubro a 6 de Novembro, mas a dita da Gripe A estragou-nos os planos... grande parte das escolas suspendeu as visitas de estudo por causa da Gripe A! Isto é tão idiota que nem sei que comentários faça...
Mais, não há directrizes do Ministério da Educação para tal... cada escola deve decidir o que fazer! Mas será razoável suspender as visitas? Eu também sou mãe... de 3 crianças. até agora só a escola da mais velha (pública) é que suspendeu todas as saídas das crianças... claro que sou totalmente contra esta politíca!
Já tive escolas que me ligaram a desmarcar a ida ao espectáculo não porque tivessem suspensas as visitas de estudo escolares mas sim porque a escola não autoriza que os meninos andem de autocarro porque estes podem estar contaminados... Nem sei que diga... se calhar o melhor é deixarmos os meninos todos nas escolas em regime de internato porque todos eles andam connosco, os pais, e com os amigos pela rua, nos shoppings, nos cafés, etc. etc...
Não estão as escolas a exagerar???
Onde está o bom senso? Onde está a responsabilidade de não se tomarem medidas absolutamente inadequadas? Que se passa?
Na escola da minha filha mais velha as visitas foram suspensas e existem dispensadores de desinfectante que segundo a minha filhota estão sempre vazios... existe uma sala de isolamento e se os meninos se sentirem mal são imediatamente isolados e são chamados os pais e uma ambulância... UMA AMBULÂNCIA??? Estamos a utilizar recursos de emergência médica sem serem necessários????
Não estou a minimizar a gravidade do problema. Não! Até porque o meu filho mais novo, 3 aninhos, tem problemas de inflamações das amígdalas que até podem ser graves na eventualidade de ele contrair a gripe A!

Não não estou a minimizar, mas por favor!!!!!!

Animais, Circo e Tourada


Pelo título deste post até parece que vou escrever um tratado...
Não, apenas um comentário à nova lei dos animais e do circo!
Eu estou de acordo, adoro circo mas nunca gostei de ver os animais no circo... mesmo quando era pequenina, os animais e os palhaços eram números que me deixavam pouco confortável.
Portanto, bem vinda esta lei que no meu parecer já vem tarde...
O que não entendo e perdoem-me os aficionados, é porque se os circos não podem ter animais nem trabalhar com eles então e a tourada??? Sim, porque a tourada não é mais que um decadentissimo circo de sangue... pior ainda que o circo tradicional... a arena e a multidão à volta a ansiar ver o sangue do touro... para quando a lei que proíbe a tourada? Ou os touros são menos animais que os outros???

Com esta contradição, esta nova lei transforma-se num acto de hipocrisia!

sábado, 10 de outubro de 2009

Férias das Crianças

Este ano a Andreia e a Leonor fizeram uma semana de férias em Lisboa com a tia Beatriz.
Claro que foi uma super semana pois a minha irmã preparou um programa por dia para aproveitarem o máximo! Diria que as meninas se divertiram muito em especial a Leonor que nunca tinha estado tanto tempo em Lisboa e ainda por cima em farra constante com a tia e a irmã... já a tia deverá ter precisado de umas férias a seguir a esta semana maravilhosa que proporcionou às sobrinhas.
Nesta semana foram a praticamente todos os sítios apetecíveis às crianças que existem em Lisboa, jardim zoológico, oceanário e parque das nações, aquário Vasco da Gama, cinema, serra de Sintra, Palácio da Pena e Castelo dos Mouros, Castelo de S. Jorge, planetário e sei lá que mais... todos os dias faziam um passeio com um belo piquenique! Até eu gostaria de lá ter lá estado... aqui ficam algumas imagens:



Ausência

Depois de tanto tempo sem postar nada, lá voltei aos meus pequenos desabafos e aventuras.
Na realidade passaram apenas 2 meses desde a última vez que postei, mas tanta coisa aconteceu... e antes disso tanta coisa aconteceu... que parece muito mais tempo que estive ausente!
Várias situações contribuíram para esta ausência. Acho que a primeira é o facto de estar a trabalhar como free lancer e o meu computador ser também o computador de trabalho... é que sempre que o ligo e que são muitas vezes e durante muitas horas, mesmo que não seja com intenção de trabalhar acabo sempre por o fazer! Não, não sou viciada em trabalho, mas todas as minhas contas de email, pessoal e de trabalho, estão associadas ao meu outlook e há sempre emails para responder, normalmente de trabalho, portanto uma coisa arrasta a outra e quando finalmente seria o momento de lazer, tal como vir postar, já passou tanto tempo que é hora de fazer outra coisa qualquer igualmente ou mais importante como ir buscar as crianças à escola, fazer o jantar, ir às compras... etc, etc, etc!!!!
Nos poucos momentos livres ou estou com os filhotes ou a fazer outras coisas que não no computador, caso contrário um dia arrisco-me a fundir-me com ele e depois é que é uma grande chatice!
Quando vou para fora trabalhar, principalmente para Lisboa, não tenho nem um minuto para me coçar, quanto mais para vir postar.... é o trabalho propriamente dito, e nos momentos que não estou a trabalhar estou a aproveitar para matar saudades da família - mãe e mana - e dos amigos... é claro que apesar de sentir falta destes pequenos delírios blogueiros, matar saudades é muitíssimo mais desejável!
Mas vamos lá então...
Não vou relatar o que se tem passado, pois muita coisa tem rolado, umas muito boas outras menos boas!
As férias foram essencialmente a trabalhar, excepção para a primeira semaninha de Setembro que lá conseguimos ir até ao Meco. Lá fizemos umas pequenas férias que nos souberam a paraíso, pois já há alguns anos que não nos dávamos ao luxo de um relax tão bom e tão necessário.
As crianças lá começaram o novo ano escolar. A Andreia toda importante do alto dos seus 15 anos lá foi para o 10º ano de Ciências e Tecnologias... ai ai!!! Espero que se saia bem, para mim foi para uma área completamente obscura. Mas é o que ela gosta portanto esperemos que corra tudo tão bem como até aqui. Foi um pouco nervosa pois teve o azar de não ter ficado com os amigos dos anos anteriores, mas lá se integrou e lá está, já a dar nas vistas, pela positiva... e a mãe babando, claro :)
A Leonor continua a pestinha de sempre... começou o 2º ano e também está a ter muito bons resultados na escola. E gosta, o que é meio caminho andado... às vezes tenho receio que o modelo da irmã seja demasiado forte, pois a Andreia é aluna de 5 a tudo desde o 5º ano... e este ano já tirou um 17! Portanto às vezes tenho receio que a Leonor se sinta pressionada pelos resultados da irmã, mas para já parece que está a correr bem e ela está entusiasmada, e a mãe babando claro :)
o Sérgio deu um grande pulo este verão... está um homenzinho! Fala pelos cotovelos, está a largar a fralda... está a correr bem, às vezes ainda há uns acidentes, mas está a ir! Na escola também lá se conseguiu integrar bem com os amiguinhos... A Carla voltou, a educadora, e dá para ver a diferença. Ela foi também a educadora da Leonor, portanto sentimo-nos muito bem com ela pois já a conhecemos há bastante tempo! e eu, claro que babo :)
Agora vou levar a Leonor a uma festinha de anos e vou tentar não estar tão ausente.
Fazem-me falta estas visitas... faz-me falta estes pequenos relatos/desabafos!
Até já.